Ácido fólico, seu lindo

Vitamina de ingestão obrigatória durante a gravidez!!

Vivi 9 meses

Aos nove meses, no dia em que tiramos esta fotografia, Vivi teve alta da neuropediatra, tendo sido descartado o diagnóstico de espinha bífida.

Por que havia essa suspeita? Não era nada neurológico nem relacionado ao seu desenvolvimento psicomotor. Era um buraquinho: ela nasceu com um buraquinho (muito pequeno mesmo, do tamanho de uma cabeça de alfinete) no cóccix.

Se o tal buraquinho fosse fechado, estaria tudo bem. Se ele não fosse, este fechamento incompleto caracteriza a espinha bífida (que é uma má formação do tubo neural que tem consequências devastadoras para o desenvolvimento da criança).

O tubo neural é formado no primeiro mês da gestação e corresponde ao sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá e formará o cérebro e a medula espinhal do bebê.

Pesquisas recentes indicam que a ingestão de ácido fólico (um componente da vitamina B) três meses antes da mulher engravidar e três meses depois da fecundação reduz em 50% as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.

Para evitar problemas relacionados ao fechamento do tubo neural, não é eficiente ingerir a vitamina depois de algumas semanas de gestação. Como o fechamento se dá nas 4 primeiras semanas, depois desse tempo o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir. Entretanto, a ingestão do ácido fólico deve ser mantida de acordo com as recomendações do seu médico.

Tomei ácido fólico nos 6 meses que antecederam a concepção da Vivi e nos 3 primeiros meses de gravidez. Acredito que o tal buraquinho nasceu fechado graças a Deus e ao cuidado que tivemos em tomar pelo período recomendado pela médica o suplemento de ácido fólico (tomava comprimidos diariamente).

Mas o componente também é encontrado nos alimentos, ok? Espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo são super ricos em ácido fólico.

Alimentos - ácido fólico

Gravidinha/tentante, converse com seu médico! Ácido fólico foi muito importante para a saúde da Vivi e também será para a saúde do seu bebê.

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Comente, compartilhe! :)