Brincadeiras para crianças em fase de alfabetização

Porque ler é divertido!

Crianças lendo

Um dos grandes prazeres da maternidade/paternidade/madrastidade é acompanhar o desenvolvimento da cria. Virar no bercinho, alcançar um brinquedo, sentar sem apoio, engatinhar, falar, andar… Tirei foto, contei pra todo mundo e chorei de felicidade em todos estes momentos (sou dessas).

Agora… Tem coisa mais linda do ver o filho juntando as letrinhas, os sons e lendo? Participei desse processo com o Mateus, meu enteado de 7 anos. Certa vez, passeando no shopping, passamos em frente a uma loja e ele leu o nome no letreiro! Ele ainda não estava na alfabetização e claro que chorei! Tudo na vida desse povinho amado é um acontecimento…

Nosso post de hoje é para pais, mães, madrastas, padrastos, tias, avós que estão com um fofinho ou uma fofinha em fase de alfabetização. O que podemos fazer para tornar esse processo mais divertido? Brincar, né? Formar palavras, caçar palavras, ler pela rua… Vale tudo!

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Brincar de ler

Meu filho mais velho está em fase de alfabetização, feliz da vida porque consegue decifrar esses símbolos que antes eram apenas traços pra ele! Por consequência, todos nós, outros habitantes da residência, estamos envolvidos nesse novo mundo mágico das palavras (pra ele, claro; os adultos da casa são todos alfabetizados há tempos. Até o do meio anda “lendo” por aí! Morro de rir e acho lindo ele se espelhando no irmão maior assim! Pega os livrinhos da estante e fica lendo, sim, lendo! Não é porque ele não entende os símbolos que não lê! Essa parte vem depois, sem pressa!

Mas alguns perguntariam: o que essa conversa toda tem a ver com brincadeira? O post de sábado não é sobre brincadeiras? Tem TUDO a ver, respondo eu! Boa parte do sucesso que temos tido nessa fase com o mais velho devemos à escola e às queridas professoras que estiveram e estão envolvidas no processo. A outra parte, ah meu bem, a outra parte modéstia paras cucuias devemos a nós, eu e o pai, que sempre estimulamos o interesse pelas letras em casa, na rua na fazenda ou numa casinha de sapê e em todos os momentos propícios, inclusive, mas não só, brincando e lendo pra eles! ;))

Já contei pra vocês que os meninos adoram ouvir histórias antes de dormir, tanto que já faz parte da rotina dessa hora um de nós contar uma ou duas histórias pra eles. Essa é uma das formas de fazê-los mergulhar nesse mundo, mas o que fazer para manter esse interesse quando a leitura vira obrigação escolar e não só lazer? Nós usamos algumas brincadeiras que já existem por aí, adaptamos outras, procuramos jogos que focassem nesse assunto (coisa difícil pra quem tem uma loja de brinquedos educativos como meio de sustento, né?), compramos um dicionário ilustrado, continuamos lendo pra ele, procuramos livros com textos curtos e sílabas simples para estimulá-lo a ler sozinho, preferencialmente em letra bastão, que é como a escola deles apresenta as palavras no começo do processo, entre outras coisas.

Minhas sugestões de brincadeiras para esse momento mágico:

1. Sopa de letrinhas / sílabas
Escreva (à mão ou no computador) letras ou sílabas que a criança já conheça em tamanho que você consiga cortar em quadradinhos depois. Coloque todos os quadradinhos com letras ou sílabas dentro de um saquinho e peça pra criança ir tirando e tentando formar palavras com as que já estão na mesa. Não esqueça de colocar letras repetidas, várias letras “A”, por exemplo, para facilitar a formação das palavras;

2. Caça-palavras
Já existem revistas de palavras cruzadas e caça-palavras específicos para crianças em início do processo de alfabetização e são muito interessantes, pois instigam a reconhecer as palavras no meio de tantas letrinhas;

3. Jogos associativos
Especialmente os quebra-cabeças que têm uma peça com a letra, outra com a palavra que começa com aquela letra e outra com a figura da palavra, ou mesmo jogos da memória com uma peça com a figura e outra com a palavra;

4. Caçando palavras na rua
Se vocês estão no carro, no ônibus ou andando à pé mesmo, estimule a criança a procurar e ler palavras por onde vocês passarem. Não esqueça de parabenizá-la quando ela conseguir ler uma palavra nova!

Essas são as brincadeiras que mais gostei de fazer com ele nessa fase, mas temos outras, inventamos umas de vez em quando, reciclamos mais algumas… O importante é respeitar o ritmo da criança. Se ela cansou, não quer mais brincar, perdeu o interesse, é melhor parar a brincadeira, deixar pra outro momento, afinal, isso tudo é pra tornar o processo mais divertido, não mais uma obrigação penosa para todos.

E não podemos esquecer que o exemplo é muito importante em toda a formação da criança, então não adianta DIZER que ler é importante e tal, se você passa todos os seus minutos livres na frente da TV e mal tem um livro em casa.

Boa brincadeira e até a próxima!

Assinatura Virginia

Comente, compartilhe! :)