Calendário do advento

Para fazer brincando, claro ;)

Uma forma divertida e educativa de preparar as crianças para o Natal é fazendo um calendário do advento. Vamos aprender? Quem ensina é a querida Virginia Ory, nossa especialista em brincadeiras.

Vamos lá?

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Calendário 1

Chegou o Natal!!! Bem… Chegar, não chegou, mas tá chegando!

Essa época toda enfeitada, cheia de luzinhas, tão alegre, que a gente ama! Eu adoro o Natal! Esse clima de paz e amor, de muitas orações e pensamentos positivos, de confraternizações, de reencontrar a família que mora longe, de rever amigos que não conseguimos encontrar sempre, das comidas que passamos o ano todo sem comer sai espírito gordo, deste corpo que não te pertence!. Montar a árvore, decorar a casa, embalar presentes… Tudo lindo, muito lindo, muito muito lindo!
Eu sempre adorei a época de Natal, mas nada se compara a comemorar depois que se tem crianças! A magia se multiplica e tudo brilha mais quando reflete nos olhinhos deles!
Não sei vocês, mas tenho a impressão que o Natal tem chegado mais cedo a cada ano. daqui a pouco começa logo depois do Carnaval Apesar disso, mantenho a tradição de montar a arvore no dia 8 de dezembro (mesmo com os meninos ansiosíssimos porque vêem Natal por todos os lados, menos na nossa casa).
Para diminuir essa ansiedade, há alguns anos que montamos um Calendário do Advento, que é um calendário que vai contando os dias que faltam para o Natal a partir do primeiro dia de dezembro. Eles adoram! As crianças menores não tem uma boa noção de passagem de tempo, então precisam de algo concreto para conseguirem entender o tempo que falta para a chegada do Papai Noel. Então, mãos à obra!
Existem vários modelos de Calendário do Advento, que demandam mais ou menos habilidades manuais, mais ou menos investimento, mais ou menos disposição!
Nível fácil:
Calendário 1
Você pode usar 24 envelopes de papel, coloridos ou não, numerá-los de 1 a 24 e colar numa cartolina verde, em formato de árvore de Natal ou pendurar num varalzinho. Dentro de cada um você coloca um brinde, que pode ser um cartãozinho de Natal, um pequeno enfeite para a árvore, um docinho ou mesmo um bilhetinho com uma prenda natalina ou uma atividade para ser feita em família (como assistir um filme de Natal juntos). Cada envelope só pode ser aberto no dia correspondente. Eu prefiro fazer o calendário em ordem decrescente, porque assim eles podem ver quantos dias de fato faltam para o Natal.
Nível médio:
Calendário 2
Gavetinhas numeradas! Você pode montar caixinhas com tampa ou encapar caixinhas de fósforo com papel vermelho e verde ou de motivo natalino e numerar as gavetinhas. Dentro de cada uma, um brinde.
Nível hard:
Calendário 4
Uma ideia que eu fiz e que ficou uma graça, foi um Papai Noel de cartolina com a barba numerada e tracejada que as crianças iam cortando a cada dia. Sim, ele passou 24 dias sendo barbeado :D
Nível super-hard:
Calendário 3
Costurar 24 bolsinhos num tecido maior para colocar os brindes, fazendo um patchwork.
E aí? Todo mundo contando os dias para o Natal?
Boa brincadeira e até a próxima!

 

Assinatura Virginia

Comente, compartilhe! :)