De volta aos treinos após a maternidade!

Dicas para quem está sem praticar atividade física há tempos e pretende voltar a treinar

Corre, mamãe!

Qual o momento ideal para voltar a praticar atividade física depois da maternidade? A meu ver, quando você quiser e puder. Nasce o bebê, nasce a mãe, nasce o pai e nasce a família. Com tudo isso, uma rotina que tem que se encaixar em somente 24 horas!

No meu caso, a vida voltou a funcionar normalmente quando a Vivi tinha 4 meses, idade em que ela passou a dormir a noite toda (e eu ainda estava de licença maternidade). Mas aí vieram as crises de asma, as internações da pequena, a novela das babás… Tudo meio que desmoronou e só voltou a se organizar há pouco.

Com imensa satisfação (e muita endorfina correndo nas veias), lhes digo: voltei aos treinos! Sou vista pelo menos 3 vezes por semana na UNIC, a academia para quem não gosta de academia, super parceira do nosso projeto #relaxaobigode.

Os exercícios, além de me deixar ~bonitinha~ e de bom humor, me ajudam a controlar naturalmente a hipertensão recém diagnosticada. E mais: é um momento só meu!! Ponho a roupeeeenha e fico ali, ALL BY MYSELF! Depois faço um lanchinho na saladeria e pronto: mãedrasta suada, renovada e alimentada.
UNIC

Mas antes de voltar aos treinos temos que adotar algumas providências. A avaliação física, por exemplo, é indispensável. Tenho que ganhar 1,2kg (de massa magra, pelamordedeus) e reduzir para 24% o percentual de gordura corporal (que está em 25%). Corre, Bianca! Corre!

Para nos ajudar a transformar a preguiça em músculos, o Jéfter, Coordenador Geral da Equipe Técnica e Sócio-diretor da Unic, que sempre está pela academia para dar aquela incentivada nos alunos, preparou um texto com dicas para quem, assim como eu, estava há tempo sem praticar atividade física e decidiu voltar. Vamos nessa?

De volta aos treinos

Voltar a treinar é sempre uma tarefa difícil. Falta tempo, falta motivação, qualquer probleminha é uma justificativa para deixar tudo para segunda-feira que vem. Mas, cuidar da saúde é preciso.

A primeira recomendação que dou a quem quer voltar a praticar atividades físicas é: Estabeleça uma Meta.  Já dizia Sêneca: “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. Quando se trata de treinar, você precisa ter em mente aonde quer chegar. Se seu objetivo está definido, seu comportamento será condicionado a atingir esse resultado.

Pratique atividade física orientada por um Profissional de Educação Física. O direcionamento do treino, a escolha da estratégia, o respeito às limitações são cruciais para garantir resultados seguros e eficientes.

Fale com o Nutricionista. Ele é o profissional responsável em orientar, prescrever, reorganizar uma dieta alimentar saudável e equilibrada. Alimentação é um hábito, e é essa mudança de hábito que irá direcionar você pelo melhor caminho para os seus resultados. E seja paciente, não se consegue em semanas corrigir o resultado de anos de maus hábitos alimentares e mais ainda do sedentarismo.

É importante destacar que o tipo da atividade escolhida pode ser determinante para a continuidade nos treinos. Desenvolver afetividade pelo exercício praticado é um grande passo para se manter ativo e conseguir seus resultados. Sua escolha pela atividade deve se adequar ao seu tempo, rotina de trabalho, rotina familiar.

Mantenha o foco. É muito fácil ser tentado a não treinar. Você sempre é convidado para ir ao bar, ao restaurante ou pra balada. Dificilmente alguém te convida para ir à academia num sábado, não é verdade? Você não precisa se privar de momentos de lazer e da companhia das pessoas que ama, mas lembre-se que sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Bom treino a todos!

Jéfter Campos, Coordenador Geral da Equipe Técnica e Sócio-diretor da Unic.

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