Dedo x Chupeta

Palavra da especialista: chupar dedo é melhor (menos ruim) que chupar chupeta

Chupeta

Vocês sabem que a Vivi usa chupeta (é só dar uma passadinha no nosso Instagram @blognaoeamamae pra ver os registros do acordar da mocinha, sempre lindamente descabelada e com a “pepeta” na boca).

Vocês também sabem que, lá em casa, não somos (ou éramos?) contra. Mateus, por exemplo, não usou porque não curtiu.

Mas a nossa especialista AND Fada-dentista ensina que o ideal, o desejável, é que o bebê/criança sugue somente o peito da mãe. E mais: na falta da mamãe, chupar dedo é melhor (ou menos ruim) do que chupar chupeta.

Vamos refletir, juntos?

Beijos,

Mamãe.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Pra conversar: Grupo de Mães e Madrastas

Bebê chupando o dedinho

Oi oi oi!!

Que tal a gente falar hoje sobre chupeta? Assunto sério e polêmico!

Primeiro de tudo. Porque o bebê chupa chupeta? É pra suprir uma necessidade de sugar ou pra parar de chorar? Se for pra suprir a necessidade de sugar, o peito da mãe é a melhor opção, mas é a melhor opção de loooooonge.

Uma criança que mama bem, exclusivo até 4 a 6 meses e depois prolonga até 1 ano e meio a 2 anos, normalmente não precisa sugar mais nada, né mesmo? E olhem que a Organização Mundial de Saúde orienta a amamentação por 2 anos ou mais.

Se for para parar de chorar, também não há necessidade. Mas eu sei que, mesmo que a gente não queira, a nossa licença maternidade acaba! E aí deixamos de estar disponíveis para suprir algumas necessidades do nosso bebê.

Não tendo a mamãe por perto para suprir a necessidade de sugar, qual seria o plano B? O que é melhor: o dedo ou a chupeta?

Pra criança, é melhor o dedo. Eu disse que seria polêmico, não foi?

Então, vamos pensar em umas coisinhas:
• O dedo acompanha o crescimento da boca da criança, sendo, portanto, mais anatômico.
• O dedo supre a necessidade de sucção da criança, não a determinada pelos pais.
• A criança tem “direito” de optar se quer ou não sugar o dedo, ao contrário da chupeta, que é imposta a ela quando os pais querem.

Calma gente, eu sei que deve ser confuso ler isto. E também sei que talvez pareça que eu ache que chupar dedo faz bem! Não, mil vezes não!!!

Sugar dedo, chupeta, língua, mamadeira ou qualquer outra coisa que não seja o peito da mãe, não faz bem para a criança.

Os maus hábitos de sucção podem causar uma série de danos para a criança, que vão desde uma má oclusão simples, que a própria natureza corrige, até alterações mais sérias na mordida, que só se corrigem com aparelhos: mordida cruzada, mordida aberta, e diminuição do tamanho da boca (atresia maxilar).

E tem uma coisa que muita gente não sabe: mordida cruzada pode ser a causa de desvios na coluna (escoliose). Super sério, né, gente?

Acham que acabou??? Não… Tem mais!! Atresia maxilar é uma das principais causas do desenvolvimento da respiração bucal!!! Lembram da coluninha de novembro? Cliquem aqui para ler sobre a síndrome do respirador bucal. Ainda não acabou: a chupeta pode ensejar alterações na deglutição, na fala…

Eu, uma certa vez, ouvi de um Doutor muito sábio que “quanto mais a gente se afasta do que é natural, mas a gente adoece”. O parto normal, a amamentação, os alimentos naturais e sem agrotóxicos, são, sem dúvida, muito mais benéficos para nós.

Mas, e quando não dá? Bem quando não dá, paciência!! Faz parte da vida neste mundo maravilhoso!! Faz parte desta experiência humana!! E é perfeito assim mesmo!!

Então, se você precisou dar chupeta pra sua criança, e eu, do fundo meu coração, acho que você teve uma razão importante pra isto, vamos observar que tipos de danos ela está desenvolvendo e resolvê-los. Pode ser que ela não tenha problema nenhum com o uso da chupeta, viu minha gente? Tem crianças, que são mais resistentes à gripe, alergias e a outros problemas que outras, né não?

Um beijo bem grandão!!!

Tia Tita.

TitaTia Tita é Cristiana da Fonte, Odontopediatra de Vivi, Mateus e Mário Neto e mãe de Nanda, Gui e Digão.

Comente, compartilhe! :)