Diário de viagem

Para crianças de todas as idades

Umas das coisas mais valiosas que criamos para os nossos filhos são as memórias. Lembro do dia em que aprendi a nadar, com meu pai, das nossas viagens de carro para Belém, dos bolos de chocolate especiais para o meu aniversário… Lembranças que fazem sorrir e enchem o coração.

Virginia Ory, nossa especialista em brincadeiras, também é especialista em memórias. Vejam que lindo o diário de viagem que ela fez com o Luiz, seu filho mais velho, que à época da primeira viagem em família para a Europa tinha 4 anos!

Brincadeira é coisa séria, mas fazer com que nossos filhos se lembrem o quanto foram amados na infância é muito mais.

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Caderno de viagem 1

As férias estão acabando, mas ainda dá tempo de propor uma brincadeira que pode render o ano todo, quiçá vários anos!

Viagem de férias é uma delícia e conheço pouquíssimas pessoas que não curtem viajar, especialmente se falamos de crianças! Tudo é motivo de alegria, desde o planejamento da viagem, a escolha dos lugares que eles querem visitar (e os nossos também, claro), atrapalhar a arrumação da mala, o aeroporto e o avião ou mesmo a viagem de carro, tudo é brincadeira para a criança!

E por que não fazer essa alegria e as memórias da viagem durarem pra sempre? Eu sempre gostei de fazer diários de viagem (muitos inacabados, confesso, mas nem por isso menos preciosos!) e meus diários me fazem voltar à magia de cada viagem! Neles eu vou escrevendo desde antes, bem antes de a viagem propriamente dita começar. Que lugares quero visitar, o que pretendo conhecer, comprar, comer…

Recorto revistas de turismo e vou juntando ali, ou tiro cópias de guias de viagem e coloco junto pra não ter que carregar o guia pesado a viagem inteira. Durante a viagem vou colocando minhas impressões, faço desenhos, colo tíquetes de passagens, entradas de teatro, museus e atrações, folhas encontradas pelo chão, embalagens, folders e tudo o que for interessante ou lindo ou os dois!

Por causa dessa mania, quando resolvemos fazer uma viagem para a Europa, com os meninos, antes de eu engravidar do terceiro bebê, uma das minhas providências foi preparar um diário de viagem, mas não pra mim! Para o nosso mais velho, que à época contava 4 anos recém completados!

Mesmo sem saber escrever nada além do seu nome, achei que seria uma boa ideia ele guardar suas próprias impressões da viagem pra ver depois, quando estivesse maior. Sabe de uma coisa? Curtimos imensamente essa “tarefa” da viagem! Eu e ele! Pra onde íamos o diário ía junto na mochila, espremido entre as fraldas do irmão pequeno, a muda de roupa dos dois e uma garrafa d’água.

E sempre que chegávamos a algum lugar que ele gostasse muito ou fizéssemos um passeio legal, ele pedia o caderno pra desenhar do seu jeitinho, guardar uma folhinha achada no chão do castelo ou colar um postal do lugar… O diário dele ficou lindo!!!

Caderno de viagem 2

Caderno de viagem 3

Lembrei dessa atividade agora por vários motivos. Primeiro porque ele, o dono do diário, encontrou seu tesouro essa semana e ficou horas revivendo cada momento da viagem eternizado naquelas páginas e falando “Mãe, lembra quando a gente foi aqui? E quando a gente tava aqui e meu irmão fez assim?…” e olha que já faz quase 2 anos que fizemos essa viagem!

Então acho também que o exercício de registrar os detalhes no caderno ajuda a gravar bem gravado na memória cada lembrança legal daqueles dias. Outro motivo é que ainda dá tempo de fazer um caderno de recordações dessas férias, tendo vocês viajado ou não. Não importa, de verdade! O que importa é o tempo que vocês curtiram juntos ou o que seu filho quer mostrar pra você e guardar na cabecinha dele pra sempre!

Bom final de férias, boa viagem e boa brincadeira!

Até a próxima!

Assinatura Virginia

Comente, compartilhe! :)