Fada-dentista: a partir de que idade as crianças devem usar creme dental com flúor?

Tudo que precisamos saber sobre a tal pasta de dente

Bebê surpreso

Hoje a nossa Fada-dentista, Dra. Cristiana da Fonte, trata de um assunto muito importante: a tal da pasta de dente. Sabiam que o creme dental é um medicamento? Sabiam que temos que ter muito cuidado com a quantidade de produto que utilizamos ao escovar os dentes das crianças?

Se você tem um comedor de pasta de dente em casa, como eu, esse post é pra você.

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe

 

Escova e pasta

Oi queriiiiidos!!!

Vamos falar sobre pasta de dente? A gente sempre fica em dúvida, não é? Então vamos esclarecer umas coisinhas. O creme dental é um produto de higiene, mas também é um medicamento, principalmente se tiver flúor. E é, justamente, a quantidade de flúor que vai fazer a diferença entre um creme dental e outro. Então bora lá…

Quando o bebê ainda não tem dentinhos a higiene pode ser feita junto aos banhos, com gaze ou com a pontinha da fralda mas só com água, não precisa de creme dental, tá certo? Realizando movimentos suaves e circulares na gengiva, na bochecha e na língua.

A partir do aparecimento dos primeiros dentes já podemos usar escovas de cerdas bem macias e próprias pra idade, mas ainda não temos necessidade de uso do creme dental. Mas, se a família quiser, apenas para acostumar o bebê com a rotina da escovação, pode usar creme dental sem flúor e, preferencialmente, sem corante.

Para tudo agora!!!! O creme dental, mesmo sem flúor, deve ser usado com muito cuidado!! É claro que o bebê não sabe cuspir, mas não devemos acostumá-lo a comer pasta, certo? Então a quantidade é do tamanho de um grão de arroz!!!

A partir de um ano de idade, já é recomendado o uso de creme dental com flúor.

Para tuuuuudo de novo!!! É recomendado, mas precisa ser orientado pelo Odontopediatra da criança. Existem crianças que, se não utilizarem o creme dental com flúor, mesmo que ainda sejam muito pequenininhas, podem ter cárie!! E outras que podem começar a usar flúor mais pra frente e não vão ter problemas, combinado? Cada criança tem o seu jeitinho!!

E, esclarecendo ainda mais… isto é uma recomendação aqui do Brasil! Existem países em que o uso de creme dental com flúor é diferente, tá certo? Cada país tem o seu jeitinho.

Ok! Então, se a criança usa pasta de dente com flúor, qual a melhor???? A que tiver 1.100 ppm de flúor!!! E você localiza esta informação no rótulo. Além disso, o que devemos levar em consideração é que deve ser um creme dental infantil e que a criança goste do sabor. Simples assim. : )

Mas tem mais uma coisa muuuuuito importante!!! Tão importante que eu vou repetir: o creme dental com flúor, apesar de ser um produto de higiene, também é um medicamento!! Então cuidado!! A quantidade Tita pra ser usada é do tamanho de um grão de arroz e, mesmo que a criança peça, não devemos repetir. Tá certo assim?

Um beijo bem grandão!!!
Tia Tita

Comente, compartilhe! :)