Fada-dentista: escovas de dentes

Tudo que você precisa saber para escolher a escova dental ideal para o seu pequeno

Com o que devemos escovar os dentinhos do bebê? A partir de que idade o bebê deve usar escova de dentes? As escovas elétricas substituem as tradicionais?

Nossa querida odontopediatra AND fada-dentista responde a todas estas perguntas.

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Escova de dentes 5

Alô!! Vamos falar sobre escova de dentes ?? Bem, então vamos começar do começo!

A primeira escovinha do bebê pode ser daquelas de silicone, as famosas dedeiras! Já viram, né? São super macias e fáceis de usar. Basta você encaixar no dedo indicador e passar nos dentinhos, fazendo movimentos circulares. Vale passar na gengiva também, fazendo uma massagem bem gostosinha. Eles adooooram!

Dedeira

A dedeira pode começar a ser usada ainda sem dentinhos e até o aparecimento dos dentes molares,  aqueles maiores que surgem por volta de 1 ano e meio de idade, lá no fundão.

Você também pode preferir iniciar a higiene dos dentinhos do seu bebê com escova de dentes mesmo, tá? Então, a partir do nascimento do primeiro dentinho, escolha uma escova de cabeça pequena e cerdas extra macias.

Primeira escova da Vivi

Você deve verificar, na embalagem, a idade especificada. Estas são as principais recomendações!!! Além, é claro, de escolher aquela da cor preferida ou do personagem da vez rsrsrsrs!!

Escovar os dentes dos pequenos não é fácil, então, qualquer forma de estímulo positivo é válida.

E as escovas elétricas?? Na verdade, elas não substituem a outra. São mais pesadas e mais difíceis de usar e, muitas vezes, a criança não consegue fazer uma boa higiene. Mas, é um trunfo!! Pode ser uma aliada, um estímulo extra.

Então é isso, simples assim!! Observe a idade indicativa na embalagem e escolha uma escova de cerdas macias ou extra macias, com cabeça pequena!!

Mas o mais importante de tuuudo é fazer a movimentação correta da escova. Movimentos circulares e suaves em todas as superfícies dos dentes!!!

Por trás dos dentes da frente podemos fazer um movimento de vai e vem no sentido da gengiva para o dente, combinado? O fio dental deve ser usado se os dentinhos forem juntinhos!! E a língua também deve ser escovada, né? Com movimentos bem suaves de dentro pra fora da boca.

A troca da escova deve ser feita a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem abertas!!

Vamos escovar???

Beijo, beijo, beijooooo!!!!

Tia Tita.

TitaTia Tita é Cristiana da Fonte, Odontopediatra de Vivi, Mateus e Mário Neto e mãe de Nanda, Gui e Digão.

Comente, compartilhe! :)