Fada-dentista: pra que servem os dentes?

O Não é a Mamãe agora tem uma fada-dentista!

Hoje estreia a coluna da Dra. Cristiana da Fonte, a odontopediatra das estrelas (Mário, Mateus e Vivi). Nos conhecemos há tempos, quando Vivi nem existia. Afora o profissionalismo, sempre me impressionou o carinho com o qual ela cuida dos minipacientes.

Para que vocês tenham uma ideia: na primeira consulta, após ouvi-la cantar “O Pato”, do Vinicius, Mateus, que à época tinha 3 aninhos, pegou no sono em pleno tratamento. É muita doçura, gente! Vocês poderão sentir pela forma que ela escreve.

Hoje o assunto é: para que servem os dentes de leite.

Menino com o dente na mão

Ai ai, tô tão felizzzz! Eu sou tia Tita, gente, uma fada-dentista!! E vou passar por aqui, de vez em quando, pra conversar com vocês! Uhuuuuuu!!!

Adoro conversar, contar histórias, dançar, praticar yoga, rir bem muito, brincar com as crianças! Eeeebbaaaaa!!!  Então bora começar??

Hoje eu trouxe umas diquinhas bem legais sobre a importância dos dentes de leite e, para as próximas, tem mais coisas boas para ajudar vocês a ajudarem suas crianças a sorrir bonito, mastigar bem mastigadinho, e até a respirar melhor… Hummm, meu coração fica quentinho, só de pensar!

As principais funções dos dentes de leite são:

– mastigar os alimentos, etapa importante para facilitar a digestão;

– auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face;

– ajudar na pronúncia correta das palavras;

– contribuir para a melhor aparência da criança, permitindo um belo sorriso; e

– guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada.

Legal, né? Por isso, é imprescindível que os cuidados com a dentição sejam iniciados o mais cedo possível, ou seja, a partir do irrompimento do primeiro dente, o que ocorre entre os 6 e os 8 meses de idade. Nessa fase, o ideal é que a mamãe e o papai já tenham sido orientados e preparados para realizar a higiene bucal, evitando que a criança durma sem esta limpeza.

Para a higiene inicial, poderá ser utilizado tecido macio seco ou umedecido apenas com água filtrada ou, ainda, dedeira de silicone. Por volta dos 14 meses de idade, época que corresponde à irrupção do primeiro molar decíduo, os pais já devem ter sido treinados para a introdução do uso do creme dental e da escova dental, com cerdas macias e de tamanho adequado à boca do bebê.

E se meu bebê ainda não tiver dentinhos??? Então ele precisa mamar, mamar, mamar… Esta é a melhor prevenção, nesta fase!!! Vamos conversar bem muito sobre isto, dia desses…

Beijinhossss!

Tita.

TitaTia Tita é Cristiana da Fonte, Odontopediatra de Vivi, Mateus e Mário Neto e mãe de Nanda, Gui e Digão.

Comente, compartilhe! :)