Jogo da memória HOMEMADE

DIY divertido e fácil de fazer

Sabiam que brincar de jogo da memória é possível para crianças a partir dos dois anos? E que a atividade é recomendada também para adultos e idosos, por utilizar o cérebro de uma forma que não costumamos fazer no dia a dia?

A nossa especialista em brincadeiras nos ensina a fazer o joguinho em casa, com o material que tivermos disponível. Mais uma super atividade para curtir em família, sem custos e com muita diversão.

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Jogo da memória 2

Eis que depois de um breve recesso, estamos de volta com nossa coluna sobre brincadeiras neste honorável blog!

Como vocês sabem, eu ganho a vida brincando com venda de brinquedos educativos e atividades relacionadas, como organização de festas analógicas, como antigamente, e oficinas de brinquedos e brincadeiras tradicionais. Fora o meu ganha-pão meio chato (rá-rá, desculpaê, não tô querendo fazer inveja a ninguém!), ainda tenho 3 lindas crias me aguardando voltar do trabalho para, adivinhem… BRINCAR com eles, tchan-rã!

Então estou sempre pesquisando brinquedos artesanais para fazer com as crianças, nas oficinas e em casa, para colocar nas lembrancinhas de aniversário e até para montar um kit de presente para algum amiguinho dos meus filhos. Adoro fazer esses brinquedos porque a diversão já começa na hora de montar com eles!

Um dos jogos que meus filhos mais gostam de brincar é o jogo da memória e o que eu mais gosto nesse jogo é que ele pode ser adaptado para crianças bem pequenas (a partir de 2 anos): é só colocar um número menor de pares para eles jogarem (5 pares é um bom número).

O que muita gente não sabe ou não se dá conta é que esse é um jogo que faz muito bem pra nossa mente adulta também, ajudando a prevenir doenças como o mal de Alzheimer, já que trabalha o cérebro de uma forma que não estamos acostumados no dia-a-dia. Também é muito útil no tratamento de idosos com doenças neurológicas.

Pois bem! Depois dessa pequena aula a respeito dos benefícios do jogo da memória, vamos ao faça-você-mesmo de hoje!

Jogo da memória 3

Esse jogo da memória pode ser feito com papelão de caixas velhas, cartolina, pedacinhos de madeira, porta copos, bolachas de chopp, tampinhas de garrafa pet ou qualquer material mais durinho que você tenha em casa e possa usar.

A parte de trás das peças você pode deixar do jeito que estiver (desde que sejam todas iguais) ou cobrir com um papel de presente que seja todo igual ou com plástico adesivo colorido (tipo contact).

Na frente das peças (a que faz o jogo da memória propriamente dito), você pode colar pares de figuras iguais ou relacionadas, por exemplo: figurinhas repetidas do álbum da copa; fotos de vocês; figuras de bicho (até com mamãe numa peça e o filhote na outra); figura numa peça e seu nome escrito na outra (esse jeito é ótimo para as crianças em fase de alfabetização, mas use palavras com sílabas simples!); pode, também, pedir pras crianças desenharem nas peças, sempre lembrando que as peças devem formar pares.

Quando terminarem de montar o jogo, virem todas as peças para baixo e comecem a brincar: cada jogador vira duas peças por vez; o jogador que acertar o par, retira da mesa e joga mais uma vez. Se não acertar, aproveita para memorizar onde estão as peças para acertar numa próxima jogada! Quanto maior o número de pares, maior o desafio e o treino da mente!

Boa brincadeira e até a próxima!

Assinatura Virginia

Comente, compartilhe! :)