O que muda no corpo da mulher durante a gravidez?

Veja também como prevenir os desconfortos decorrentes das alterações no corpo durante a gravidez

gravidez

O que muda no corpo da mulher durante a gravidez? O que podemos fazer para ajudar o corpo a funcionar melhor, durante as melhores 40 semanas do mundo?

Sim, você vai ganhar peso e isto é absolutamente normal. Aumento do útero, peso do bebê, aumento das mamas, aumento do volume sanguíneo e retenção de líquidos: estes são os principais fatores ensejadores do aumento do peso na gestação. As demais alterações físicas sobre as quais vamos conversar decorrem justamente do ganho de peso.

Por conta do crescimento uterino e do aumento de peso nas mamas, o nosso centro de gravidade (CG) é perturbado, sendo deslocado para frente. Instintivamente, o corpo da gestante adota todas as estratégias necessárias para manter o controle postural e o equilíbrio necessário para andar, ficar de pé e realizar as atividades normais do dia a dia.

Para manter o equilíbrio, o corpo: altera a postura, compensando ela para trás, ocasionando a famosa hiperlordose lombar das gestantes; afasta as pernas para alargar a base de sustentação do corpo, fazendo com que a gestante se locomova de forma semelhante ao pato (marcha anserina); sobrecarrega alguns músculos no abdômen, assoalho pélvico, pernas e tronco.

Estas alterações biomecânicas, além de aumentarem o risco de quedas, podem trazer alguns incômodos, como dores nas costas, dores na pelve, desconforto para dormir, dentre outros. Como prevenir ou minimizar os distúrbios musculoesqueléticos relacionados à gestação? Sendo acompanhada por um fisioterapeuta! :)

Assinatura Danielle

Comente, compartilhe! :)