Oito dicas para montar uma lancheira saudável

Lancheira saudável

Vivi estudava em uma escola onde o lanche era coletivo, ou seja: a responsabilidade de servir lanches nutritivos, interessantes e variados não era da mamãe aqui. Mas mudamos de escola! Em alguns dias recomeçaremos nossa vida escolar em outro ambiente e uma das novidades é a tal da lancheira.

O universo, que é meu chapa, conspirou e adivinhem quem veio a Recife dar uma palestra sobre como montar uma lancheira cheia de sabor e nutritiva? A Mila Cozzi, Chef Fit e consultora de alimentação saudável.

Claro que vou dividir as dicas com vocês, né? Vamos lá! :)

1 – Itens necessários: lancheira térmica, bolsas/cubos de gelo, potes e copos BPA free.

2 – Identifique com etiquetas laváveis os pertences do seu filho;

3 – O que deve constar da lancheira diariamente: água, sucos, carboidratos, proteínas e oleaginosas.

4 – Elabore cardápios semanais e vá ao supermercado uma vez por semana, com a lista na mão (assim você economiza tempo e dinheiro); claro que esta dica vale não só para a lancheira, mas para o cardápio da casa mesmo!

5 – Monte a lancheira com o que a criança já come rotineiramente em casa. Introduza novos sabores em casa e, só então, coloque na lancheira;

6 – Coloque cubinhos de gelo em gel no suco, para conservar. Não há problemas em usar polpa de fruta (de boa qualidade) para fazer os sucos. Mas claro que a preferência é fazer suco da fruta;

7 – Alimentos processados (preparados) duram 3 dias na geladeira; 3 meses no congelador e 6 meses no freezer. Assim, é possível deixar os lanches da semanas pré-prontos, inclusive frutas cortadinhas. Agora lembre que algumas frutas são mais perecíveis que outras, de forma que você deve servir o que estraga mais rápido (é óbvio, mas não custa reforçar);

8 – Sugestões de itens: frutas desidratadas (passas, bluebarry, banana, abacaxi etc), sanduíches, frutas picadas, queijos, frango processado (como uma pasta), muffins, pão de queijo, bolos, biscoitos de arroz, biscoito polvilho, iogurtes etc.

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Pra conversar: Grupo de Mães e Madrastas

Comente, compartilhe! :)