Pescaria, corrida de saco, argola…

Brincadeiras em clima de São João: que tal?

Que tal juntar as crianças da família, vestir os trajes do São João e fazer todas aquelas brincadeiras de quermesse?

Se você quiser promover um divertido arraial doméstico, esse post é pra você!

Virginia Ory, nossa especialista em brincadeiras, dá as dicas!

Beijos,

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Matutos

Olha pro céu, meu amor… Chegou aquela época do ano deliciosa e divertidíssima: São João!!!

Adoooooro festa junina!!! Como já disse aqui, sou maranhense e no Maranhão a tradição cultural das festas juninas é muito forte (e um pouco diferente da cultura pernambucana). Meu sangue corre mais rápido nas veias quando chega essa época; meu coração maranhense bate no ritmo das matracas do Bumba-meu-boi da minha terra!

As comidas, as músicas, as festas, as danças, as brincadeiras, a decoração: amo muito tudo isso! Só não gosto muito das fogueiras… Como pessoa alérgica que sou e mãe de pessoinhas alérgicas, a fumaça não é muito bem-vinda na minha vida, mas a gente sobrevive às fogueiras em prol da diversão junina! Sem falar que depois que se tem filhos, fogueiras, fogos de artifício e afins não são itens recomendáveis para se ter por perto!

Que tal aproveitar a época e apresentar a cultura da sua cidade e as brincadeiras de arraial pras crianças? Existem várias brincadeiras seguras e divertidas pra fazer com crianças pequenas, médias e grandes. Vamos lá?

PESCARIA

PescariaMaterial:

– papelão;

– hidrocor;

– fita adesiva;

– cabo de vassoura;

– fio de nylon;

– arame;

– bacia grande;

– areia fina de construção ou de praia.

Desenhe peixinhos em um lado do papelão com o hidrocor e pinte. Do outro lado, escreva números. Faça um arco com o arame e cole na boca dos peixes com a fita adesiva. Faça um gancho pequeno com outro pedaço de arame.

Amarre o nylon no cabo de vassoura; na outra ponta do nylon, amarre o gancho. Coloque a areia na bacia e enterre os peixes até cobrir o número, deixando a argola pra fora da areia.

Entregue a “vara de pesca” para a criança e deixe que ela se divirta pescando quantos peixes quiser! Você pode determinar prêmios para cada número.

ARGOLAS

Argolas
Material:

– Garrafinhas pet tipo caçulinha ou de 600ml;

– Areia ou água para encher as as garrafas;

– papel sulfite e hidrocor;

– argolas de plástico (encontradas em armarinhos e lojas de material para bijuterias).

Encha as garrafinhas com areia ou água. Escreva os números de 1 a 10 no papel sulfite e cole nas garrafinhas, colocando-as em distâncias e alturas diferentes, criando vários níveis de dificuldade.

Entregue as argolas para as crianças e peça que tentem acertar as garrafinhas. Cada número vale um prêmio diferente.

CORRIDA DO SACO

Corrida de saco
Material:

– Sacos grandes daqueles de farinha de trigo (você consegue em padarias ou lojas de material de construção) ou sacos e chita (que você mesma costura ou pede para alguém).

Cada criança coloca os pés dentro do saco e segura a boca do saco com as mãos. Ao seu comando, todas saem pulando e ganha quem chegar primeiro na linha de largada.

A brincadeira também pode ser feita em duplas, mas o saco deve ser mais largo.

VIRA-LATAS

Latas
Material:

– 6 latas vazias;

– bola pequena (de tênis, de piscina de bolinhas, de meia…).

Arrume as latas em cima da mesa, fazendo uma torre (3-2-1). As crianças tentam derrubar as latas com a bolinha. Ganha quem derrubar mais latas.

Existem outras brincadeiras, tão legais quanto essas, mas essas são as que, na minha opinião, podem ser brincadas por crianças das mais variadas faixas etárias.

Bom São João a todos e boa brincadeira! Anarriê! Alavantu!

Assinatura Virgínia

Comente, compartilhe! :)