Quem dorme com o seu filho?

Bocejo lindo

Quem dorme com o seu filho? A resposta do mundo das idéias: ele dorme sozinho, desde bebezinho. A real: depende. Às vezes sozinho, às vezes com a vó, às vezes na cama da gente, às vezes na cama do irmão, às vezes não dorme…

Temos duas facções  de mães: as que delegam os cuidados noturnos com os filhos e as que não delegam. Várias mães acham ok deixar o filho dormir com a babá; várias acham absurdo.

Por que me refiro diretamente às mães? Porque poucos pais participam das noites em claro das crias. Conto nos dedos os conhecidos que dão o leitinho da madrugada, trocam fraldas e se dispõem a ninar seus fofos bebês ao invés de dormir.

Na boa: é muito terceiro mundo/BRICS um cidadão, em pleno 2013, achar que é obrigação exclusiva da mãe prover as necessidades noturnas das crianças. Se a sua desculpa for “eu trabalho”, meu caro, te pergunto: a mãe não trabalha, por acaso? Ainda que se dedique às crianças e não colabore com o orçamento familiar, isso não é categorizado como trabalho?

Deixemos de lado o machismo e pensemos na formação da criança: é saudável para o filho contar somente com a mãe para lhe ensinar a dormir, a lidar com os próprios medos durante a noite e para beber água no escuro? Quem nunca foi à cozinha beber água de madrugada e voltou correndo, sem olhar para traz, atire a primeira pedra.

Dormir com alguém é intimidade extrema. Não é só de dia que filho quer pai e mãe; de noite também!

Banho morno, livrinho, meia luz, Santo Anjo… Com o pai e com a mãe! Pode ser?

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Comente, compartilhe! :)