Receita de bolo de cenoura… NHAAAAAAM!

pra fazer com a criançada, claro

No post delícia de hoje, a nossa especialista em brincadeiras nos ensina a fazer um bolo de cenoura sem leite e com muita bagunça animação.

Que tal deixar seu filho quebrar os ovos durante o preparo? Ousado, né? Vocês vão se divertir tanto!!!

Façam o bolinho e contem pra gente! Se der, mandem fotos! Vamos adorar ver o resultado final: cozinha sujinha, bolo gostoso e criança feliz!

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe

Bolo de cenoura

Oi gente! Vamos brincar?

E porque a Páscoa está chegando, a coluna de hoje será temática! Preparem os aventais (o seu e o das crianças), reserve um pouco de disposição para cozinhar e limpar a catástrofe um pouco de sujeira depois e divirta-se, entregue-se, aproveite!!!

Cozinhar em família é uma delícia! Da preparação até a comilança, poucas atividades são tão agregadoras! E se você acha que suas crianças podem não curtir a excursão à cozinha, experimente fazer a pergunta: “Quem vai quebrar o ovo?” Aqui em casa a alegria é geral quando chamamos as crianças para a cozinha!

Já fizemos aqui uma brincadeira envolvendo comida. Algumas pessoas não apreciam a brincadeira com comida, acham uma falta de respeito com os alimentos e tal… Eu, particularmente, acho que criança aprende tudo (sim, TUDO!) bem melhor se for na brincadeira, seja comer, estudar, cozinhar, ler e escrever, ser gente…

E prefiro fazer uma brincadeira com comida e criar nos meus filhos o prazer em se alimentar a forçá-los a comer de qualquer forma like a ganso e criar resistência e aversão aos prazeres da mesa! Também não vou fingir que a hora das refeições na nossa casa é sempre um passeio no parque, às vezes é uma excursão ao inferno mais difícil, mas a gente tenta! ;)

Então vamos à brincadeira receita de hoje! Primeiro, algumas dicas para facilitar o processo, com ou sem crianças:

– Separe todos os ingredientes, já nas quantidades indicadas na receita, antes de começar a fazer as misturas, antes mesmo de anunciar às crianças que vocês irão cozinhar. Isso se quiser evitar observações do tipo: “mãe, vai demorar?” / “já posso quebrar o ovo? (Já quebrando)” / “já é pra colocar isso aqui? (Não era!)” – vai por mim, é melhor separar tudo antes!

– Coloque na mesa um prato vazio (para apoiar as colheres sujas, se tiver), 2 tigelas (uma para quebrar os ovos, outra para colocar as cascas);

– Para evitar estragar a receita toda, os ovos devem ser quebrados UM A UM, da seguinte forma: quebre o ovo, despejando na primeira tigela, se estiver bom, despeje na receita, quebre o próximo da mesma forma e assim por diante, colocando as cascas na outra tigela;

– Tenho alguma experiência em cozinhar com crianças, em casa e nas oficinas que fazemos na loja e posso dizer uma coisa com grande certeza: a maioria das crianças A-DO-RA quebrar os ovos! Então sugiro supervisão dedicada nesse momento, uma vez que, na maioria das vezes, elas não tem a coordenação motora necessária pra conseguir executar a tarefa sem sujar até o teto da cozinha esmagar o coitado do ovo;

– Tenho preguiça de bater claras em neve desculpaê, então sempre dou preferência a receitas que não usem este artifício. Nunca tivemos reclamações!

Vocês podem aproveitar e assar essa receita em forminhas menores e dar de presente às professoras da escola, amigos, avós, tias e afins, em substituição aos ovos de páscoa. Garanto que todos ficarão felizes com essa ideia, especialmente a criança, que dará de presente um bolo feito pelas próprias mãos! De bônus você ainda economiza um dinheirinho!

Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate
(Essa receita não leva leite)

Ingredientes:

1/2 xícara de chá de óleo;
3 cenouras médias;
4 ovos;
2 xícaras de chá de açúcar;
2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo;
1 colher (de sopa) de fermento em pó.

Obs.: eu prefiro usar a farinha de trigo que já vem com fermento, mas isso é uma questão de gosto.

1. Preaqueça o forno a 180º (médio) e unte a forma com margarina (pode ser creme vegetal, se não quiser suas derivados de leite) e farinha de trigo, já deixando pronta para receber a massa do bolo;
2. Descasque as cenouras e rale ou corte em cubinhos;
4. Coloque no liquidificador o óleo, os ovos e as cenouras. Bata bem até que a mistura fique uniforme (mais ou menos 5 minutos, para o bolo não ficar com cheiro de ovo). Acrescente o açúcar e bata para misturar;
5. Despeje a mistura numa tigela e acrescente o trigo e o fermento, misturando com uma colher de pau ou espátula (essa também é uma tarefa muito apreciada pelas crianças, mas é preciso parcimônia com o vigor do movimento, ou a massa vai voar para todos os lados);
6. Despeje a massa na forma e coloque no forno para assar por, mais ou menos, 40 minutos, mas não abra o forno antes de 20 minutos, para não solar o bolo! Não custa nada lembrar que essa parte só deve ser feita por um adulto, com as crianças bem longe do forno quente para evitar acidentes! Para saber se o bolo já está pronto, fure com uma faca ou palito. Se sair limpo, pode tirar do forno!

Você pode fazer uma cobertura para o bolo, normalmente combina bem uma cobertura de chocolate. Você pode fazer um brigadeiro mole, ou derreter chocolate em barra e misturar com creme de leite ou fazer uma cobertura sem leite, ou cobertura nenhuma, fica gostoso de qualquer jeito!

Boa brincadeira e até a próxima!

Assinatura Virginia

Comente, compartilhe! :)