água: seu filho bebe o suficiente?

Veja aqui qual a quantidade de água deve ser ingerida para manter seu filho sempre hidratado!

água

Quem tem criança pequena, principalmente na fase de “ser dono do próprio nariz”, sabe que fazer a criança comer ou beber algo pode ser uma missão mais difícil que pisar na lua. Para toda sorte de comportamento que desejamos que nossos filhos reproduzam, o que inclui beber água, nossos maiores aliados são o hábito e o exemplo.

O controle está em nossas mãos: se não costumamos substituir água por sucos, refrigerantes ou qualquer outra espécie de bebida, nossos filhos crescerão habituados a ingeri-la. Se a gente adora água geladinha e sempre dá um jeitinho de importância do líquido para o funcionamento do nosso corpo, é claro que a criançada vai pensar nela sempre que sentir sede.

Dados recentes revelam que as crianças não estão consumindo água suficiente, portanto, estão mais propensos a terem problemas como pele seca e até mesmo a desidratação. O Instituto de Medicina destacou que crianças de 4 a 8 devem beber cerca de 2 litros do líquido por dia. Essa quantidade aumenta de acordo com seu crescimento, valendo lembrar que a quantidade também aumenta quando as crianças estão praticando esportes, atividades físicas ou em ambientes muito quentes.

Stella Volpe, do Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade de Drexel e membro do painel que estabeleceu as recomendações para a ingestão de água, mencionou que as crianças precisam beber mais água quando praticam atividades que exigem maior esforço físico. “Quando as crianças estão brincando, principalmente em lugares quentes, precisam consumir mais líquidos”, diz Volpe. “Os mecanismos de transpiração não são tão bem desenvolvidos como nos adultos, por isso os pequenos tendem a superaquecer mais rápido.”

Ela ainda alerta que os pais devem se certificar de que seus filhos estão recebendo água com tratamento adequado, uma vez que o líquido pode levar a várias complicações de saúde quando não atende aos padrões necessários (água potável).

Então, pais e mães, fica a dica: no dia a dia e durante as brincadeiras nas férias, é sempre bom ficar atento e ter uma, duas ou três garrafinhas salvadoras sempre à mão. ;)

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

No Huffpost Brasil: Bianca Spessirits

Comente, compartilhe! :)