Seu mestre mandou!!

Brincadeira divertida que estimula o desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança

Vocês sabem que estou de romance viajando com o #pd3, né? Mas nosso honorável blog está aqui para melhor servir e a querida Virginia Ory, nossa colunista sobre o assunto mais importante da infância, preparou um post sobre uma brincadeira que vai divertir toda a família: seu mestre mandou! Vai ter pai imitando filho; filho imitando cachorro; mãe imitando bebê… Vale tudo!

Beijos! Super sábado pra vocês e boa brincadeira!

Bianca.

bianca@naoeamamae.com

Instagram: @blognaoeamamae

No facebook: Blog Não é a Mamãe!

Mestre

Olá, queridos! Estamos nós aqui de novo pra brincar!

Já perceberam como as crianças adoram imitar os adultos e as outras crianças? Acho isso uma graça! Especialmente quando percebo meus gestos e trejeitos nos meus pequenos ou quando vejo o do meio se espelhando no mais velho, querendo ser “menino glande” ou, fofura das fofuras, minha bebê imitando minha gargalhada pra chamar nossa atenção!

Além de ser muito divertida, essa brincadeira é de grande importância para o desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança, sabiam? O bebê entende seu lugar no mundo imitando as pessoas que o cercam, principalmente a mãe. As crianças maiores imitam os pais em busca de modelos para formar seu próprio “eu”; elas aprendem a ser gente imitando e brincando! Imitando é que se aprende a falar, andar, comer, viver!

Então vamos brincar?

O nome da brincadeira é “Siga o Mestre”. Vocês escolhem uma criança ou adulto que será o mestre e os outros imitarão tudo o que esse mestre fizer: pular, correr, imitar bichos, dançar o último funk das paradas de sucesso a música preferida… Usem a criatividade!

Outra brincadeira de imitação que é bem legal é a “Sombra”, em que todos ficam em uma fila, com uma pequena distância da pessoa da frente e todos vão fazendo o que o primeiro da fila fizer, como a sombra que sempre nos imita.

Uma variação interessante é o “Espelho”. Vocês formam duplas e sentam um de frente para o outro e um vai copiando (ou espelhando) o que o outro fizer. Dessa forma, a brincadeira também trabalha a noção de lateralidade, já que os movimentos serão invertidos.

Divirtam-se, boa brincadeira e até a próxima!

Assinatura Virginia

Comente, compartilhe! :)